Caneta azul, azul caneta!

Para o Enem não há dúvidas, consta no edital: Caneta preta transparente (o sistema automático de correção de provas identifica melhor as respostas nessa cor).

E qual a regra para contratos e documentos? Qual a cor de caneta a ser usada? Há alguma lei sobre o assunto?

Pesquisamos bastante e não encontramos embasamento legal. Aparentemente a utilização de caneta azul trata-se de um costume antigo.

A caneta azul facilitava o reconhecimento da originalidade das assinaturas a olho nu, uma vez que as fotocópias eram somente “preto e branco” (assinatura preta era geralmente a cópia).

A utilização de caneta vermelha também não era recomendada porque ficava ilegível nas cópias, hoje em dia ainda é de difícil detecção nas microfilmagens dos cheques em bancos e continua estigmatizada como “corretiva” de provas escolares.

Outras cores, então? Nem existiam…

Atualmente, com a infinidade de cores de canetas disponíveis no mercado e o avanço das fotocopiadoras, não seria necessário manter essa regra. Se você quiser comprar uma caneta colorida para fazer “balaca” nas assinaturas, em tese não poderá ser recusada. OU AINDA: pode assinar digitalmente, eliminando o papel E A caneta. A Imobiliária Alegrete disponibiliza essa facilidade para seus clientes (entre em contato para saber mais).

Vai testar? Conta pra nós qual tua opinião?

Ah, e o título é da música-poesia do autor Manoel Gomes que está na mente de todas as pessoas essa semana. Não ouviu? Boa sorte:  https://www.youtube.com/watch?v=CkKY-xhLt44

caneta azul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: