Chai Latte para aquecer

É, o frio por aqui está sendo severo, e a gente busca na culinária alguns jeitinhos para aquecer o corpo e o coração, não é? A bebida preferida é o chimarrão, mas hoje, vamos pegar o caminho das Índias e nos aventurarmos numa bebida cheia de história e significado: o Chai Latte, ou melhor: leite com especiarias.

chailatte

O indiano masala chai (chá picante, em português), é basicamente a mistura do chá preto com leite e especiarias, como canela, cardamomo, gengibre, anis e cravo. Tudo isso forma uma mistura intensa e levemente picante, além de rica em benefícios à saúde.

Mas a receita do masala chai nem sempre foi essa, a bebida surgiu há cerca de 5 mil ou 9 mil anos, na Índia ou na Tailândia, incertezas a parte, a verdade é que a mistura agradou a realeza local, se transformando rapidamente em uma receita aprovada pelos mais poderosos.

Na época, os ingredientes eram apenas as especiarias, e o modo de preparo podia variar – o masala chai era servido quente, frio, ou como remédio para algumas doenças. Só em 1835, com a colonização inglesa e a criação de uma plantação de chá preto em Assam, na Índia, as folhas foram acrescentadas à mistura.

140630092501_1_hands

Como o chá preto era caro na Índia (a maioria das folhas eram destinadas à exportação), os locais passaram a acrescentar também o leite e algum tipo de adoçante. Hoje a combinação já faz parte da cultura local: A bebida costuma ser servida para receber pessoas em casa, ou no chá da tarde, por volta das 16h.Como acompanhamentos, comidas típicas, como as frituras samosas e pakoras.

Fora da Índia, o masala chai virou chai latte, e se tornou um sucesso mundial. No ocidente, os adoçantes mais comuns costumam ser o mel ou o açúcar, enquanto o leite deixa de ser integral e passa a ser substituído pelo desnatado, leite de soja ou até mesmo bebidas não lácteas.

Agora que você já conhecer a história, vamos aprender a preparar?

Essa receita (e a foto acima) é do blog Chata de Galocha

Ingredientes

360 ml (1 xícara e meia) de água
2 saquinhos de chá preto
½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de gengibre em pó
½ colher (chá) de cardamomo em pó
2 colheres (sopa) de mel
360 ml (1 xícara e meia) de leite

Como fazer?  Ferva a água com as especiarias e o mel, assim que ferver desligue  e coloque os 2 saquinhos de chá preto por 4 minutos. Em outra leiteira aqueça o leite até quase ferver, se quiser, bata com um mixer para fazer uma espuminha gostosa.

Para servir coloque metade da caneca com chá e complete com o leite quente, vale polvilhar uma canela em pó por cima que fica uma delícia

 

shutterstock_183740288-2-810x480

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: